Médico e saúde mental: uma realidade ignorada
Médico e saúde: O excesso de trabalho, as preocupações com as responsabilidades profissionais, as altas demandas e o compromisso que cada profissional tem com o que faz se esforçar cada vez mais para conseguir realizar todo o trabalho acaba afetando a saúde mental.
Na área médica, muitos médicos precisam se dedicar dia e noite para realizarem os seus atendimentos com muita atenção e cuidado, além de todo o preparo para lidar com pacientes que o próprio médico tem que explicar o resultado de um diagnóstico considerado grave ou o preparo que ele deve ter com a família para falar dos casos de óbito.
Muitos deles trabalham em mais de um hospital para somarem seus ganhos nas muitas horas trabalhadas, o que pode prejudicar como em qualquer pessoa a saúde mental.
A Campanha do Setembro Amarelo reforça a importância da prevenção do suicídio alertando aos sintomas, além dos cuidados que cada um independente da profissão ou classe social deve ter com a sua saúde mental.
Criada em 2015, no Brasil, essa iniciativa foi estabelecida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Durante todo o mês de setembro será enfatizado a sua seriedade na sociedade para conscientização de todos na busca por uma ajuda profissional.
Alguns sintomas se destacam entre os que têm relação com os problemas de saúde mental. Entre eles destacam-se:
- Insônia: se você passa a ter dificuldades para dormir ou até consegue, mas fica mais tempo dormindo do que antes é um sinal e precisa ser avaliado. Pode ser apenas um momento ou pode ser algo mais sério que afeta a sua saúde mental.
- Perda de interesse em se relacionar decidindo o isolamento: perde a vontade de estar perto de quem você ama, das pessoas que são importantes para você se afastar delas e querer o isolamento também é um motivo de alerta que deve ser dado atenção.
- Mudança de apetite: se uma pessoa gosta muito de comer e de repente ela perde o apetite ou tem uma alimentação boa, mas passa a comer além do normal são situações que merecem atenção. Buscar ajuda nessas horas é o caminho para evitar problemas com o peso e tratando o que te leva a isso.
- O surgimento de dores que antes não tinham: Problemas emocionais reflete na saúde física com dores de cabeça, dores lombares, dores no peito, entre outras partes do corpo. Tendo essa consciência você pode evitar esses sintomas com as orientações do profissional certo.
- Problemas de memória: rotinas com muito estresse e preocupações podem gerar esquecimentos, alguns lapsos de memória que prejudicam o dia a dia da pessoa, inclusive o profissional sendo necessário parar e buscar uma ajuda.
O médico como qualquer outro cidadão comum tem direitos para tratar do estresse, depressão, cansaço, entre outros sintomas que alertam que algo não está bem. A busca por um profissional que o ajude a manter-se bem mentalmente é o melhor caminho para que ele também volte com a saúde mental que precisa para continuar ajudando outras vidas.
Deseja receber mais atualizações exclusivas do mundo do direito? Acompanhe nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram!
Leia Também: “RESPONSABILIDADE CIVIL: OBRIGAÇÕES DO MÉDICO”